Aumentar as vendas, diminuir o número de chamados técnicos, oferecer um bom atendimento, e muitas outras atribuições é o desejo de toda empresa. Saber como fidelizar clientes após a compra ou serviço, também se faz necessário.
Utilizar o help desk no atendimento ao cliente é uma das estratégias a ser utilizada para que isso aconteça, principalmente em um mercado cada vez mais competitivo.
Produtos excelentes, atendimento personalizado e serviços acima da média, já se tornaram uma função das empresas e não são vistas mais como diferencial de mercado.
Para se diferenciar e fidelizar os clientes, é preciso transformar a experiência do cliente, de forma que ele se engaje com a sua empresa.
Um cliente fidelizado é um cliente satisfeito, e um cliente satisfeito, com certeza, irá falar bem da sua empresa, fortalecendo o seu nome no mercado.
Segundo pesquisa da OpinionBox, 76% dos brasileiros se consideram fiéis a alguma marca das quais compram, e mais que isso, 70% deles afirmam que ficariam decepcionados se essas marcas deixassem de existir.
Nesse sentido, podemos afirmar: você precisa saber como fidelizar clientes. E, por esse motivo, nós separamos dicas infalíveis, confira!
4 dicas de como fidelizar os clientes agora!
O principal objetivo de uma empresa a entender como fidelizar clientes, é simples: aumentar o valor de um cliente ao longo de seu relacionamento com sua empresa.
Afinal, um cliente fiel gastará mais com sua empresa e por mais tempo!
Os clientes fiéis estão mais familiarizados com os serviços que são prestados a ele, por isso, são mais fáceis de entrar em contato, entender os seus problemas e tentar resolvê-los, em relação à aquisição de novos clientes, que costuma ser bem mais demorada.
Com boas estratégias é possível saber como fidelizar clientes e garantir o sucesso de um empreendimento por um bom tempo. Confira as dicas abaixo e entenda como fazer isso acontecer:
1. Conheça quem é o seu cliente e o que ele deseja
O primeiro passo para a fidelização de clientes consiste em conhecer muito bem o seu cliente.
É importante saber suas informações básicas, como nome, endereço e telefone, registro de interações, atendimento ou prospecções? Claro!
Mas, é preciso muito mais do que isso. Sendo necessário entender quais são os hábitos dos seus clientes, quais são as suas preferências de consumo e como o seu produto, ou serviço, atenderá às suas necessidades.
Conhecer o seu cliente é imprescindível para conseguir captar a atenção dele, tendo condições totais para um atendimento de qualidade.
2. Uma boa comunicação sempre vale mais
Seja fisicamente ou no mundo virtual, é preciso investir em meios acessíveis para o consumidor ter uma boa comunicação com a sua empresa.
Você pode fazer investimentos pontuais para esse tipo de estratégia, como, por exemplo, manter as informações para contato sempre visíveis, não deixar o cliente esperando por muito tempo, responder suas interações nas redes sociais da empresa e verificar sempre a caixa de e-mail.
É preciso sempre agradecer o contato e sempre fornecer um bom atendimento!
3. Pense na experiência do cliente
A experiência do cliente está relacionada a toda vivência que ele possui a partir dos momentos de interação com a sua empresa.
Desde o momento em que o cliente toma conhecimento do seu serviço, produto ou marca, até depois que a compra é finalizada, a experiência dele deve ser, minimamente, prazerosa.
Dessa forma, você irá vender o seu produto, ou serviço, com a intenção de que a sua empresa ajude o cliente a, de fato, alcançar os objetivos que ele possui por meio do que você oferece.
4. Você sabe a satisfação do seu cliente hoje?
Se você quer saber como fidelizar clientes, é preciso ter em mãos qual é o nível de satisfação do cliente para com a sua empresa.
Como isso é feito? Aplicando pesquisas de satisfação de forma assertiva e prática, e analisando os resultados.
Você pode, e deve, aplicar essa pesquisa nos seus clientes para mensurar e identificar pontos de satisfação ou insatisfação.
Com isso, você poderá direcionar os seus esforços para os pontos de melhoria que foram destacados durante a pesquisa.
Mas onde o atendimento de excelência se encaixa em relação ao help desk?
Por último, uma das coisas mais importantes que se deve ter para fidelizar clientes é: realizar um atendimento de excelência.
Ao adquirir um produto ou serviço, as pessoas querem total apoio da empresa para desfrutar da melhor forma e, quando isso não acontece, o relacionamento entre cliente e empresa fica comprometido.
O suporte online é encarado pelo cliente como parte inerente ao produto!
E é por esse motivo que, usar o Help Desk no atendimento ao cliente faz toda a diferença.
Muito mais do que um simples suporte, um atendimento Help Desk equilibra o faturamento da empresa.
Afinal, adquirir novos clientes custam até 7x mais do que manter um bom cliente na base.
Além do mais, embora o preço seja um fator importante na decisão de compra, a experiência é ainda mais, especialmente para itens com maior valor agregado.
Quando há valor agregado, o cliente está disposto a pagar mais.
E é dessa maneira que o Help Desk é sempre cotado quando a pergunta “como eu posso fidelizar meus clientes” vem à mente, já que hoje é um dos principais canais para atender todas as necessidades e desejos dos clientes.
Comments